segunda-feira, 7 de maio de 2007

UM ANJO VOLTA À MATTA


(açude Lourenção , "sangradouro"- Dom Pedro - MA)


A volta à Matta é um dos fatos mais curiosos de sua história, contam alguns entrevistados e o novelista Pedro Braga que, de Carutapera à Matta, Bernardino foi à pé, descalço, sozinho, “carregando uma cruz” e esmolando.

Chegando ao destino, deixa os cabelos e a barba crescerem, faz um par de “asas de anjo” e vai à casa das pessoas, que ele acreditava ter prejudicado, pedir perdão. Vive assim por mais ou menos um ano. Com estas asas ele vaga pela Matta e localidades vizinhas.

Rua Ferreira Goulart - Centro - Dom Pedro - MA


Foi com essa penitência que ele encontrou, certo dia em Codó, o comerciante Raimundo Freitas, que havia sido saqueado em 1925, ajoelha-se aos pés do comerciante e pede o perdão, que lhe é negado, ficando o “anjo” em prantos.

Praça do Mercado

Após esse período de penitência Manoel Bernardino volta a dedicar-se à lavoura, à religião (espírita) e à leitura. Torna-se vegetariano comendo apenas o que produz e vendendo o excedente na vila Pedro II (atual Dom Pedro, antiga Mata do Nascimento). Seu vegetarianismo é a tal ponto que passa a plantar amendoim para extrair o óleo evitando, assim, o consumo da banha de porco, que era o “óleo” usado na época.

Praça Texeira de Freitas

A partir daí sua vida se resume ao “labor e à leitura”. Defronte à sua casa construiu uma “casa de orações” e biblioteca na qual tinha vários livros de espiritismo, socialismo e literatura em geral. Continua sendo procurado por todos que querem ouvir suas palavras e/ou seus conselhos.
Por volta do mês de novembro de 1941, Bernardino escreveu uma carta ao seu sobrinho Eurípedes dando-lhe conselhos para continuar esforçando-se nos estudos e, se possível, ajudar à família.

Poder Judiciário: Fórum (av. Engº Rui Mesquita)

Assim continua até o dia 17 de janeiro de 1942 quando em sua casa, de taipa e coberta de palha, expia e “o ciclo se fecha”. Só fizera um pedido, para ser enterrado sem caixão, apenas coberto por um lençol.

2 comentários:

Anônimo disse...

Encontro informações de grande valor para pesquisas escolares sobre nossa cidade. Parabéns a Giniomar e a Beto.
Hildenê Noronha

Anônimo disse...

Gostaria de saber se posso ter acesso a monografia ou a outras fontes sobre nossa cidade.
Obrigada.
Hildenê Noronha