segunda-feira, 7 de maio de 2007

CLASSE MÉDIA, SOCIALISMO, ANARQUISMO, GREVES


As classes dominantes tinham temor, com relação a qualquer tipo de mudança que viesse a prejudicar seus interesses.
Nesse período cresceu a classe média nos grandes centros (insignificante no Maranhão) e o movimento operário ganhou força, influenciado pelas idéias socialistas e anarquistas. No final do século XIX e início do século XX foram fundados vários jornais e revistas propagando teorias sociais . o Anarquismo no Brasil tornou-se mais forte do que o Socialismo.
No Primeiro Congresso Socialista Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro em 1892, foi aprovado a organização do Partido Socialista Brasileiro. Este, porém, desapareceria em pouco tempo.
Com o final da Primeira Guerra Mundial, “acentua-se a influência marxista, precipitada a seguir pelo reflexo da Revolução Soviética”. Os relatos dos acontecimentos na Rússia chegavam a imprensa brasileira por meios de telegramas. Comunicavam que o fracasso do movimento bolchevista (leninista) é uma questão de dias. A imprensa burguesa apresentava “as notícias caluniosamente distorcendo os fatos”. Contra essas distorções, periódicos e panfletos operários reagiam de forma contundente.

Nenhum comentário: