segunda-feira, 7 de maio de 2007

CONSIDERAÇÕES FINAIS




Acreditamos termos cumprido a nossa missão. Tivemos “sorte” de encontrar fontes tão valiosas para o estudo da “Revolta” e para os temas que a cercaram.


Quanto às fontes orais, a proposta era verificar o quê a população da atuais cidades onde ocorreu a “revolta” pensava sobre o conflito e seu líder.



(praça Texeira de Freitas/Prefeitura - Dom Pedro - MA)

A respeito dos fuzilamentos torcíamos para encontrar provas de uma grande carnificina, os cem homens denunciados pelo Desembargador Deoclides Mourão, mas as fontes “falaram” em apenas quatro ou, no máximo, sete, e fomos obrigados a concordar pois o próprio Mourão e depois Bernardino ratificam esta conclusão.
Vimos como a história de Manoel Bernardino foi uma vida de luta contra o “mal”(arbitrariedades, mandos e desmandos, opressões etc.) conseguindo com isto inimigos que nunca o venceram, na lei ou nas armas. A vingança contra ele foi tentada nos fuzilamentos, mas isto não o enfraqueceu e, quando a Coluna Prestes passou pelo Maranhão ele conseguiu duzentos companheiros para a luta ao lado dos tenentes.
A parte, talvez, mais curiosa deste trabalho tenha sido a volta de Bernardino do Ceará, quando abandona a Coluna, totalmente transformado, se penitenciando, usando “asas de anjo” por ele mesmo confeccionadas, pedindo perdão aos supostos ofendidos, tornando-se vegetariano, esmolando e, por fim, voltando às atividades da roça até sua morte em 1942.

O que, de certa maneira, não nos surpreendeu foi o fato de ninguém ter sido punido pelos fuzilamentos ou terem sido até promovidos.


Por isto, essa parte da história tão importante para o Maranhão não poderia ficar esquecida e nos sentimos muito honrados em podermos contribuir para a eternidade da “Revolução da Matta”.

6 comentários:

Anônimo disse...

gotei muito de rever esta foto pois mim fais recorda muitas coisas gostosa pois foi ai que conheci minha atual esposa hoje moro no rio i ja fais 12 anos que nao vouto aminha terra querida

João Carlos disse...

Cara, muito legal mesmo essa ideia que voce colocou aí. Genial. Você citar o "Batevento" é uma ótima oportunidade de se colocar para a população da nossa cidade como é difícil dar à luz uma organização política. Talvez se ocorresse uma espécie de palestra para mostrar essa realidade às escolas talvez o povo de Dom Pedro começasse a se preocupar mais com a cidade e menos com os bares no fim de semana.
Infelizmente estou acompanhando de longe como está o transcurso político e social da minha amada cidade. Mas meu avô João de Deus me deixa por dentro aí das notícias.
Abração aí cara.

Anônimo disse...

A CORRUPÇAO E OS MANDOS E DESMANDOS CONTINUAM EM DOM PEDRO... MAS, A EDUCAÇÃO MELHOROU... êêêê... RSRSRS

SANDRO AMARAL

Anônimo disse...

Ao que tudo indica esse senhor Manoel Bernadino pode vim a tratar-se de um tio bisavó meu e avo de meu marido.Muito bom saber que o Maranhão já teve um heroi que lutou pelos ideais de justiça para o povo.

Anônimo disse...

Estou pesquisando minha genealogia maranhense e este senhor Manoel Bernadino pode vim atratar-se de bisneto de Apolinário Fialho (português) e de uma índia Jacinta Lucena,neto de Carolindo Fialho e filho de Francisco Bernadino de Oliveira (português) do Ceará e Ana Fialho Bernadino do Piauí.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se ha descendentes dele nesta cidade e como entrar em contato.