segunda-feira, 7 de maio de 2007

POR QUE LEVARAM TROPAS PARA A MATTA ?

A respeito da causa do envio de forças à Matta é interessante notarmos que nas entrevistas e conversas informais realizadas em Dom Pedro (antiga Matta do Nascimento), Matta Velha (antiga Matta) e Presidente Dutra (antigo Curador) existe na memória popular duas causas:
a Primeira, menos popular e citada por pessoas mais eruditas, confunde a “Revolução da Matta” com a passagem da Coluna Prestes pelo Maranhão (1925), à qual Bernardino integrou com duzentos homens saqueando Curador. Para estas pessoas os fuzilamentos foram cometidos por tropas que combatiam a Coluna.
A Segunda, relatada por praticamente todos os interrogados, é a de que os moradores da Matta, liderados por Manoel Bernardino, foram várias vezes a Codó solicitar uma professora para lecionar às crianças do povoado e, não sendo atendidos, resolveram não pagar mais impostos e ir buscar a professora à força, ocasionando o pedido de auxílio militar ao governo estadual pelo prefeito de Codó e o envio do “famigerado” Tenente Dias.
Essa segunda versão é embasada na literatura a que o povo teve acesso como os cadernos distribuídos pela prefeitura de Dom Pedro onde, na contra-capa, tem essa explicação.
Com o intuito de corrigir “um equívoco na matéria publicada no jornal ‘O Estado do Maranhão’, referente à origem da revolta encabeçada por Manoel Bernardino”[...] o Sr. José Nilo Gomes escreve um texto intitulado “Complementação”, que acreditamos tê-lo escrito para enviar ao jornal e corrigir o “equívoco”. O documento não tem data e não sabemos qual a edição do jornal nem qual é o “equívoco” mas a “correção” feita por ele é explicar a origem da revolta a partir da “questão da professora” e da sonegação de impostos.
Em um documento apócrifo, aparentemente oficial, é feito um histórico da cidade de Dom Pedro e, novamente, a revolta tem como causa a reivindicação de escola.
João Batista Machado dá a mesma explicação de que Bernardino juntou os camponeses e “Levou-os à presença do prefeito [de Codó], par reivindicar melhores condições de vida, principalmente escolas, para as crianças do povoado”.
Quanto à questão dos impostos é claro, nos documentos oficiais e jornais da época, o conflito entre Bernardino e José Pedra culminando na expulsão deste do povoado. A grande diferença no que diz as fontes (oficiais e jornalísticas na capital; oral e escrita no interior) é com respeito à “professora”. Manoel Bernardino em nenhum momento faz qualquer menção ao conflito pela professora, nem no depoimento (autobiográfico), nas cartas, entrevistas ou qualquer fonte.
Do mesmo modo são os outros envolvidos, ou seja, nas fontes da época, ninguém menciona este caso o que nos leva a concluir que ele foi posterior ao período estudado e, tal como ocorreu com a Coluna Prestes, houve uma confusão na memória popular ou este conflito foi “criado” pela população que, não compreendendo os reais motivos do conflito, deu-lhe uma razão nobre: A LUTA PELA EDUCAÇÃO.

2 comentários:

Unknown disse...

beto fico muito agradecido pos moro no gama df e estou muito longe dom pedro a cidade onde eu nasci e poder mostra para o meu filho as fotos e a as historia da minha cidade natal muito OBRIGADO?!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

olá amigo de dom pedro , gostei muito de rever esta cidade, morei ai muito tempo na década passada, é muito bom rever a cachoeira do lourenção.

evaldo , teresina pi