segunda-feira, 7 de maio de 2007

O JULGAMENTO

(PRAÇA DO MERCADO - DOM PEDRO)


No dia 26 de outubro de 1921 na cidade de Codó aconteceu o julgamento, pelos crimes cometidos na Matta, do Tenente Antonio Henrique Dias e das praças executoras da ordem. Para surpresa e revolta de todos O TENENTE DIAS FOI ABSOLVIDO POR UNANIMIDADE. O júri, altamente tendencioso, foi composto por pessoas dependentes dos interessados na absolvição.
(PRAÇA DA ANTIGA "TELMA")


Um telegrama, assinado pelos oficiais: tenente-coronel Bello, Major Ulisses, Capitão Nogueira, Tenentes Sousa, Sampaio, Gaudêncio e, curiosamente, Taurino, é enviado a Urbano Santos, que se encontrava no Rio de Janeiro, com severos protestos que diz:
Atual Ministério Público em DP/MA

Juri Codó influenciado homens sem escrúpulos, acabaram absolver Tenente Dias.
Esse ato constitui degradação moral [...]
[...]saberemos evitar contato aquele barbaramente desonrou dignidade corpo militar cujas honrosas tradições não comportam tamanho ultrage.
Inúteis foram os protestos e as críticas que se seguiram. Ninguém foi devidamente punido, o próprio ASSASSINO foi, depois, promovido a Major e continuou sua carreira até
Comandante da Polícia Militar do Maranhão. O MANDANTE elegeu-se Vice-Presidente da República e o Maranhão segue em frente.

Atual Delegacia de Polícia

E DEPOIS?

Após a “Revolução da Matta”, Manoel Bernardino teve que refazer sua vida, sua
lavoura, sua biblioteca (que fora cortada a facão por gente de Sebastião Gomes).

Praça onde localiza Ministério Público

As crises não acabaram, a diferença era que Bernardino ficara conhecido em todo o Estado, para uns como um arruaceiro, revolucionário, perturbador da ordem; para outros um intelectual, trabalhador, defensor dos fracos contra os fortes.

Nenhum comentário: