segunda-feira, 7 de maio de 2007

O ESPÍRITA


Atual Centro Espírita Jesus de Nazará em Dom Pedro Maranhão.


O Espiritismo no Maranhão desenvolve-se desde o início do século XX .

Já em 1925 foi criado o Centro Espírita Maranhense com o intuito de organizar a doutrina e o estudo do espiritismo Kardecista no Maranhão.
A divulgação do espiritismo era feita através de diversos jornais, em geral de pouca duração, como: “Alma e Coração, O Farol, O Semeador, Maranhão Espírita, A Luz, que se tornou revista, A Campanha [...]”. Possivelmente M. Bernardino era leitor de alguns desses jornais devido à grande quantidade de literatura espírita que tinha em sua casa e com amigos.

Mas qual era o espiritismo pregado por Bernardino? Em que ele acreditava? Ele mesmo respondeu dizendo que:


Crê que o homem tem uma alma imortal, responsável por todos os seus atos e pensamentos; crê na pluralidade de mundos habitados, nas vidas sucessivas, nas penas e recompensas, conforme o mérito ou desmérito de cada um. Tem horror ao homicídio, que só em sua legítima defesa e de amigos poderá cometer.

Esse trecho do seu depoimento deixa claro que ele não é “ingênuo” ao falar de espiritismo, fala como quem conhece realmente a doutrina de Alan Kardec.


Essa convicção religiosa dá-lhe mais segurança na luta contra o “mal” (a opressão, a miséria, os desmandos) pois, combatendo por uma boa causa, se for morto, será recompensado com um novo corpo em um meio mais evoluído. Mesmo assim, como vimos (nas ameaças de conflitos), esta segurança não o impede de se armar para proteger sua vida e de outros.
Ao ser perguntado sobre o temor de morrer e sacrificar a vida de seus amigos ele cita um trecho do Bhagvad Gita contido no livro “Joana D’Arc, médium”, de Leon Denis que ensina a agir com coragem diante do campo de batalha: “[...] Não sabes que o espírito não morre? Quando se não faz combate ao mal com temor de perder a vida humana fica-se espiritualmente desonrado para sempre. [...] se te matares ganharás o céu; se venceres, ganharás a terra”. E na edição atual, completamos “[...] não tendo nascido, como poderia morrer? [...] olha de frente o dever que te corre”.
O espiritismo lhe confere uma virtude indiscutível e admirada por todos que o conhecem: A CORAGEM. Coragem de desafiar os poderosos, os valentões, os fortes e todos aqueles que para ele representam algum “mal”. Fisicamente não se poderia imaginar tanto destemor pois Manoel Bernardino era “pequeno”, franzino, um metro e sessenta de altura, aproximadamente, “teria escolhido seu corpo? Visto assim tem a dimensão de uma criança” e talvez isto despertasse ainda mais a admiração de muitos e a ira de poucos.
Sendo assim, sente uma grande necessidade de lutar contra a situação material de miséria em que vê o povo e acredita que a melhor forma é pregando o socialismo, o espiritismo e a eleição de políticos preocupados com o povo.

Nenhum comentário: