segunda-feira, 7 de maio de 2007

CAFÉ COM LEITE


Em 1921 é lançado como sucessor de Epitácio Pessoa o mineiro Artur Bernardes, no “enfadonho” acordo do Café com Leite, para vice é escolhido o governador do Maranhão Urbano Santos, que já fora vice de Venceslau Brás (1914-1918) e ministro da justiça de Delfim Moreira.
O Rio Grande do Sul, se nega a apoiar o candidato situacionista afirmando não concordar com a forma da escolha (Café com Leite).
A “Reação Republicana”, movimento de oposição que vai reunir os militares descontentes, as oligarquias dissidentes, as camadas urbanas e todos os grupos de oposição no Brasil.
O episódio das “Cartas Falsas” garante a adesão das forças armadas à Reação Republicana.
Embora as altas patentes apoiassem à “alta política”, os jovens oficiais principalmente os Tenentes pregavam abertamente a moralização e reforma política e eleitoral, com voto secreto, independência das magistraturas. Mas, apesar destas reivindicações, o movimento não apresentava uma base ideológica homogênea defendida Por toda a jovem oficialidade.
Conforme Raimundo Faoro “os Tenentes, até 1930, quando Luis Carlos Prestes adere ao Credo Vermelho, não manifestam simpatias pelo movimento”.
Assegurar completa liberdade de pensamento, permitindo a mais ampla propaganda de idéias sociais e comunistas, bem como a organização de sociedades e partidos operários sem a indébita e vexatória intervenção policial”, vemos aí o socialismo ou comunismo como uma das bandeiras defendidas, pelo menos pelos oficiais da Coluna Prestes.

Nenhum comentário: